De um hobby para uma atividade séria

Saudações, galera, é o Cyrus de novo. Muitos, senão todos, são escritores do nyah!, praticam o hobby da escrita... E postam seus trabalhos no site. Vão todos praticando sempre que podem o seu passatempo. Mas, quando um passatempo deixa de ser uma forma de passar o tempo (perdoe a falta de um termo melhor) e torna-se uma forma de ganhar a vida?

Isso não é impossível, sabe? É algo que pode ocorrer com qualquer um de nós, bem como músicos, desenhistas e outros tipos de artistas que desenvolvem idéias, tornando-os capazes de ganhar dinheiro com ela de alguma forma.

Dito isso, eu poderia continuar dizendo que para se ganhar dinheiro com isso bastava ter duas coisas, um investimento inicial e uma boa oportunidade, mas hoje em dia isso já não é mais tão necessário. Vejam, a internet tá aí para nos proporcionar entretenimento, mas ela pode muito bem ser usada como uma fonte de estudo sobre o que queremos aprender (se é arte que estamos falando, um lugar bom de se olhar é o devianArt, que possui um acervo de trabalhos de artistas tanto profissionais quanto amadores), para obtermos ferramentas para produção de seus trabalhos (um amigo meu no nyah, o komori, já me passou uma ferramenta de produção de scripts. Mas não se resume a isso, há diversas ferramentas GRATUITAS para a tarefa que você deseja realizar, basta pesquisar), bem como a própria publicação dos mesmos de forma fácil que, além do deviantArt, tem o youtube (confesso que adoro ver o cachorro sonâmbulo, mas o youtube serve pra isso também).

Sendo assim, hoje em dia a gente não precisa considerar esses dois fatores. Digo, se você tem dinheiro para investir e tem alguém que possa lhe ajudar a abrir caminhos, não há por que não prosseguir por esse caminho e começar a trabalhar nas suas idéias. Mas, não tendo isso, você só precisa de atitude. Atitude para estudar, atitude para fazer seus trabalhos se realizarem e a mesma atitude das duas anteriores para poder publicar seus trabalhos. É isso e mais um pouco de sorte (para que nada lhe atrapalhe, pelo menos) e você poderá ir longe!

Sei que a intenção não é falar de jogos, mas isso me lembra de um caso. Daisuke Amaya, também conhecido como Pixel, é um programador. Nas horas vagas ele começou a trabalhar em um projeto dele. Doukutsu Monogatari (Cave Story, pela tradução oficial). O cara passou cinco anos entre o seu trabalho e seu hobby, produzindo esse jogo. Cinco anos. Depois desses cinco anos, o produto dele estava pronto e ele o publicou em seu site pessoal em 2004. Bem, o jogo foi um imenso sucesso, tanto que originou uma tradução para o inglês e críticos de sites como o 1UP, especializado em jogos eletrônicos, disseram que o jogo rivalizava com jogos de Game Boy Advance.

Isso foi em 2004. Porém, agora em 2009, o mesmo jogo, gratuito, está recebendo uma versão para Nintendo Wii, esta paga e feita por Pixel em conjunto com outra empresa independente. Quem sabe quantos fãs e curiosos não irão comprar o produto dele?

Voltando ao foco, qualquer hobby pode partir para uma profissão rentável, um desenhista pode vir de um garoto que gostava de rabiscar nos seus cadernos e enchê-los com ilutrações de heróis medievais ao invés de prestar atenção nas aulas de história, uma escritora pode ser uma garota que gosta de ficar em casa lendo livros e depois imaginando suas histórias e escrevendo-as em seus cadernos (mesmo que só quem veja seja ela) e... claro, um desenvolvedor de jogos pode ser muito bem um cara que vive o dia inteiro jogando Mario, achando maravilhoso o encanador vermelho pisotear o Bowser. Para isso, basta apenas ter a atitude de arregaçar as mangas e sujar suas mãos com o trabalho, pois qualquer um pode sentar-se na frente da TV e sonhar na frente dela sem mover um dedo para concretizá-lo.

Links:

deviantArt – http://www.deviantart.com
Site em homenagem à Cave Story (é mais fácil ir num site em inglês do que ir num site em japonês) – http://www.cavestory.org

EDIT:

Gente, bem que eu gostaria de poder postar alguns links que possam ajudar sobre fanfictions. O problema é que eu não sei de nenhum link. A solução é, se alguém puder ceder esses links, eu irei colocá-los aqui juntos com os outros links do post. É até bom que se tenham links úteis assim, por que quem sabe não acabem indo parar na parte lateral do blog, que vocês acham?

9 comentários:

Luiz Fernando Teodosio disse...

Bem interessante o assunto do post. Pois no meu caso, escrever não é apenas um hobby, mas sim um trabalho sério pra mim, e que um dia possa se tornar sério sob olhos de outros, já que enquanto não conseguimos alcançar o que almejamos, ninguém leva um esforço por um sonho a sério. Somente se for algo incomum, onde poucas pessoas já nascem com um talento, ou talvez o adiquirem por meio de esforços consecutivos. Falando um pouco de mim, por exemplo, não tennho nenhum "amigo" conhecido que leia alguma história. Talvez falte um pouco de disposição da parte deles em pelo menos dar uma lida, mas com o tempo eles vão ver o quanto isto é importante pra mim. Felizmente, a internet, melhor coisa que o homem já inventou, nos permite abranger noso trabalho, que poderá ser visto por muitas pessoas com os mesmos interesses que os nossos.
O jeito é confiar em nossos sonhos, e acreditar na nossa vontade, independente do que os outros falem. Os sonhadores subestimandos sempre encontram a força para revidar, se quiserem.

Não tenho nenhum link de fics na cabeça. Somente de outros sites como o Nyah, mas já que o Nyah é o melhor ^^ não faz diferença.

Nara Aki disse...

Esse assunto foi muito interessante e reflexivo. Para mim escrever definitivamente é um hobby e seria uma grande surpresa se meu lazer se tornasse um trabalho sério. Mas sou uma exceção.

As pessoas nunca devem deixar de ter sonhos e tentar realizá-los. E com certeza, nada vem sem esforço até mesmo porque o valor é maior quando suamos para conseguir.

A internet é uma boa ferramenta para pelo menos dar aquele gostinho bom, tem sempre alguém legal que deixa um review construtivo.

Eu também não conheço nenhum link de fics. Dentre os vários sites que eu naveguei, o Nyah foi o melhor. Beijos

Kamui Black disse...

Muito interessante essa matéria.

Bom, para mim, escrever é realmente apenas um hobbie, até porque já tenho uma profissão que envolve muito mais matemática que português.

Mas o fato é que, para muitos, existe realmente o sonho de se tornar escritor profissional. E no Nyah já vi muitas fics originais que realmente rivalizam com ótimos livros.

Acho, sim, que, se a pessoa tem vontade, tem mesmo é que correr atrás, porque se ficar parado, nada vai cair do céu.

Quanto a links, digo o mesmo que meus antecessores de comentários. Conheço apenas sites de fictions, sendo o Nyah o melhor dos que já vi, justamente pelo pessoal valorizar as fics originais tanto ou mais que as fanfics em si.

Pauliane MS disse...

Com certeza escrever não é apenas um hobby para mim e sim uma forma de aprendizagem e por que não tentar embarcar na literatura?
:*
Ótimo.

Susi disse...

ahn, oi, eu sou a Susi, sua irmã(Bianca, né?) disse q vc queria fazer uma matéria comigo. Eu te add no msn, ok? Mando um email tb...
vlw, Susi

Anônimo disse...

Atrasada, mas chegando, hehehe. Indo ao assunto, sem dúvida o sonho da maioria dos ficwriters é fazer de seu hobby algo mais profissional e obter destaque na área desejada. Pessoalmente, eu faço deste hobby um fase de aprendizado para futuramente iniciar a carreira de escritora. Sem dúvida não podemos desistir de nossos sonhos, devemos correr atrás, divulgar, no momento certo a porta se abrirá. Sobre os links também não conheço nenhum, só uso o Nyah! que é o melhor, hehehe :)

Anônimo disse...

Uma autora de fanfics que virou escritora é a Cassanda Clare (ou Claire, como ela usava na época). Ela ficou famosa pela fanfic Draco Dormiens na "época de ouro das fanfics de Harry Potter". Hoje, ela é famosa pela trilogia "Mortal Instruments" de Fantasia Urbana. =)

Deh disse...

Adorei a sua postagem! Ela me inspirou a escrever um texto no meu blog, FIC-LOVERS.BLOGSPOT.COM a respeito disso.

Aliás, queria agradecer por vocÊ ter lincado ele aqui, no blog do Nyah!

Acho que todo Ficwriter gostaria de se tornar um escritor ou mangaka de sucesso, basta ser bom, procurar sempre melhorar e ter MUITA sorte, sejamos sinceros né!

Acho que o Brasil ainda não despertou para o potencial econômico que a literatura para jovens tem! Ainda não se tocaram que nós podemos movimentar a economia desse país apenas comprado livros!

No dia que "eles" (donos de editoras,políticos e outras pessoas influentes) se tocarem disso ao invés de só publicarem livros que saem nas listas de best-sellers do The New York Times, mais portas serão abertas para os jovens talentos brasileiros!

>=D

Beijos Deborah! ^^

Elyon Somniare disse...

Muito interessante esta matéria, ainda para mais tendo em conta que o que eu escrevo e publico na internet é um modo de aprimorar as minhas capacidades, até chegar ao ponto em que eu me sinta minimamente preparada (e com a coragem!) de publicar novamente, e desta vez levando a coisa à séria, para não acabar em barraca outra vez.
Por enquanto, os únicos modos que conheço de rentabilizar a escrita, sem ter de publciar um livro que muitas vezes não rentabiliza coisa nenhuma, é participar em concursos literários, basta ir ao google e pesquisar. Desse modo, além do prémio monetario a pessoa vai começando a fazer nome e tal... claro que para isso é preciso ganhar ^^'

Postar um comentário

Email para contato

Alguma duvida? Sugestão?
Mande um e-mail!
contato.nyahblog@bol.com.br