Aventuras de Jack e Branca


Hoje temos a primeira Fan-fic no Nyah! Blog!. Já falamos sobre Originais futuristas, sobre enciclopédias para novos escritores, mas finalmente iremos nos deparar com uma Fan-Fiction. Nossa Historia de hoje é Aventuras de Jack e Branca de Lonny Fly. Fan-Fic do maravilhoso filme Piratas do Caribe.


Parte 1 – A água da Vida.


Para mim que estou acostumado a me decepcionar com inícios de Fics, Aventuras de Jack e Branca foi uma bela surpresa. Somos apresentados à personagem Branca Werneck: Personagem de personalidade forte e que não mede palavras. Seu excesso de confiança só se justifica pela sua falta habilidade para avaliar situações ou então por sua habilidade com a espada.

A historia que se inicia em Tortuga traz um Jack Sparrow bem parecido com o original. Porém Lonny peca em alguns aspectos; Ela faz de Jack um bom moço, inocente e muitas vezes burro, quando perto de sua protagonista. Definitivamente Branca não é inteligente, mas emana uma onda de burrice em quem estiver perto.

O enredo não é muito original, mas o jeito como é contado prende facilmente o leitor. Apesar de sua grave falha em descrever detalhes importantes, consegue dar um ar de “sessão da tarde” a aventura que acaba agradando.

Principalmente no inicio da trama os diálogos entre Jack Sparrow e Barbosa merecem destaques. Ela reproduz perfeitamente o modo divertido e ao mesmo tempo ameaçador dos piratas originais. Além disso, ainda demonstra conhecer a fundo os costumes piratas e seus objetos do cotidiano. Do mesmo modo que Branca e Sparrow são totalmente contagiantes os coadjuvantes são apáticos. Agem sem pensar em diversos momentos, isso acaba atribuindo um ar de comédia suave, mas nos deixa uma sensação de amadorismo infantil.

Uma parte que demonstra perfeitamente sua inconstância é quando Jack salva Branca do Comodoro Engles. Lonny consegue ser completamente fiel a personalidade original e ainda ganha uns pontos extras pela dramatização (um tanto mexicana) do encontro de um objeto importante. Jack após roubar algumas peças de ouro (como de costume) salva Branca com mais uma de suas peripécias costumeiras. Nesse momento ela falha em nos descrever de forma satisfatória a cena mais interessante da fuga.

O inicio do fim vem acompanhando de muita ação e reviravoltas. Tudo começa a acontecer ao mesmo tempo e se você tiver paciência de reler algumas partes confusas vai se surpreender com a historia. O fim propriamente dito é uma tentativa de prolongar a historia e dar um novo pique ao enredo já um tanto gasto.


Parte 2 – O Olho de Osíris


O jeito como inicia suas aventuras são realmente muito atraentes. Talvez pela forma teatral de Jack Sparrow ou então pela sua facilidade em instigar minha curiosidade por novos tesouros piratas. Essa nova aventura traz também uma inteligência mais sutil e menos boba que a primeira. Personagens deixam de ser tão caricaturados e passam a ter mais complexidade.

Nessa segunda parte entra mais um personagem que pode ser considerado um dos principais. Eddie tem um capitulo inteiro destinado a sua historia e ainda assim não consegue se mostrar interessante. É apenas o de sempre: trapaceiro ambicioso e beberrão. Um bom/clássico pirata e médio personagem.

Contudo à medida que a historia prossegue ele vai se mostrando um tremendo inútil e incompetente e o que poderia se tornar uma catástrofe se torna um trunfo. Sempre tentando salvar sua pele por meio de mentiras e “jeitinhos” Eddie acaba por virar um personagem engraçado e quase cativante.

Uma reviravolta na historia demonstra que Lonny tem potencial para escrever uma trama realmente boa, é só não ter preguiçar de pensar menina.

Por enquanto a segunda parte ainda não tem um fim, mas caso se dedique aos detalhes tenho certeza que vai ser uma obra que valha à pena ler. O Vocabulário é talvez seu ponto mais forte. Consegue nos transmitir com facilidade os sentimentos de angustia, medo e tensão. Palavras menos freqüentes no nosso cotidiano são abordadas de forma magistral. Mas os detalhes...realmente são seus tendões de Aquiles.

Bom, fico por aqui. Desculpem-me pela falta de tato, mas não é fácil ficar até as 3 da madrugada terminando um texto e avaliando uma historia. Um grande abraço a nossos seguidores e aguardem as novidades.

R. Artur



9 comentários:

Anita Santana disse...

Parabéns pela iniciativa aos 3 mosqueteiros! ;D
Tenho certeza que logo terão o apoio do Nyah!
Está tudo muito bem estruturado...um designer diferente, único e acima de tudo, simples! Não dá para se perder!
"To virando seguidora!"

=*

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!

Nara Aki disse...

Boa idéia! Colocar aviso na comunidade. Ai, Artur. Agora me deu medo. rsrsrsrsrs Acho que vou desistir de pedir pra você comentar minha fic. xD Você está ficando muito importante. Adorei o estilo de crítico. Beijos

Daniele Cristina disse...

Está muito bom o trabalho de vocês no blog, continuem assim.

Lonny Fly disse...

Nossa, fiquei impressionada com o nível da crítica! O_O
Eu tava mesmo precisando de uma coisa assim... ás vezes as pessoas que deixam reviews só elogiam a fic, e a gente fica sem saber se ficou realmente bom.
Essa foi a primeira fic que eu escrevi e que postei no Nyah! Talvez seja por isso que ela tenha tantas falhas...
Sinceramente, eu não acho que eu escreva bem, e é verdade que eu tenho algumas dificuldades em desenvolver os detalhes, principalmente em cenas de ação x_x'
Esse é um dos problemas que eu estou tentando sanar...
Quanto à história, creio que houve uma evolução da 1ª para a 2ª parte, eu consegui mostrar mais os outros personagens e as coisas estão acontecendo mais devagar. Mas ainda há muito que melhorar...

Parabéns pelo blog, ele é fantástico! ^^
E fico muito feliz por terem escolhido minha história como a primeira fan-fiction.
Obrigada, beijos ;*

Pauliane MS disse...

Adorei a crítica, bem interessante e se eu tivesse com tempo com toda certeza iria lê-la. ^^

Kamui Black disse...

Essa critica foi fantástica. Muito completa.

Acho que, além de falar os pontos bons da fanfic, também é bom descrever os erros, para que o autor possa melhorar.

Estão de parabéns.

Continuem com o ótimo trabalho.

Anna Clara disse...

Me quebra que eu estou chocada. Muito boa a crítica!

Eu sou muito fã da Loony Fly, mas normalmente leio as fics de banda dela. Ela é a beta da minha fanfiction mais querida e vamos escrever uma fanfiction juntas, então sinto muito orgulho de vê-la aqui.
Acho que lendo essa crítica poderemos ver o que podemos consiliar na hora de escrever, por exemplo, eu sou boa nisso e ela naquilo, é um grande passo ver aonde poderemos nos ajudar depois.
Queria muito ter a minha fanfic sendo analisada, cansei de só receber reviews e scraps de elogios, fica desanimador sem crítica, você sempre continua a mesma pessoa e não tem um desafio diante de você. E faria os leiores ver isso. Sei que a crítica do início vai ser uma m...

Beijos, vou acompanhando!

Anônimo disse...

UAU! Excelente crítica a fanfic, pontos fortes e fracos, não sou fã de Piratas do Caribe, mas pelo o que li na fic realmente é muito boa, excelente opção para fãs do filme :)
Blog cada vez melhor ;D

Elyon Somniare disse...

Wow, meus parabens pelo esforço colocado nesta critica, saliento que valeu a pena, ficou muito boa, e a autora deve estar muito feliz!
Muitas vezes os leitores não colocam estas falhas da histórias nas reviews (quando as mandam -.-') por medo de magoar, por se esquecerem, ou porque simplesmente não se apercebem. Quem o não faz por medo de magoar, é muito simpatico mas precisa de ultrapassar isso, o autor não é feito de vidro e precisa das criticas, boas ou más, para seguir adiante, para melhorar.

Postar um comentário

Email para contato

Alguma duvida? Sugestão?
Mande um e-mail!
contato.nyahblog@bol.com.br