Delay de postagem

Olá pessoal, Ryuuzaki falando novamente aqui. Desculpem pela minha demora em postar, mas pelo menos isso me deu idéia sobre o que eu poderia pôr nesta postagem. Vez ou outra veja muita gente reclamando que fulano demora uma vida para postar, que sicrano já esta a x tempo sem postar e coisas parecidos, então, decidi comentar sobre isso.

 

A primeira coisa a se considerar é lembrar de que escrever tanto fan-fics quanto as chamadas “originais” são hobbies. Mesmo que alguém venha a publicar uma historia que esta escrevendo, ele não vive disso, não é um escritor profissional que tem que muitas vezes se preocupar com prazos e lançar livros com certa freqüência para manter uma renda estável (embora seja MUITO complicado viver apenas de livros, aqui no Brasil, mas isso é outra historia), portanto, escrever ficções são “meramente” uma forma de se “desestressar”, se divertir e, muitas vezes, fugir da realidade. Tendo isso em vista, é fácil perceber que a escrita de historias não é a absoluta prioridade para a maioria dos escritores amadores, o que certamente levaria à um “delay” entre um capitulo e outro, mas em minha opinião, isso não é o principal motivo para certas demoras.

 

Toda historia tem uma organização. Um inicio e fim definidos. Entre esse inicio em fim milhares de informações vão sendo mostrados pelas linhas escritas e todas essas informações tem que ser repassadas pela cabeça do escritor sempre que ele vai escrever algo novo. Afinal, existem varias coisas para prestar atenção, fatos a se confirmar, evitar erros de continuidade (que são muito freqüentes em obras literárias e muito mais em obras escritas por amadores), evitar repetir cenas, tornar situações plausíveis, encaixar idéias em um contexto, preparar um fluxo narrativo que conduzirá uma historia... Um bom ficwriter sempre estará atento para este tipo de coisa, isso é, se ele realmente visar uma historia com qualidade. Claro que existem os que não se preocupam muito com isso, jogando informação atrás de informação, criando um emaranhado que muitas vezes não pode ser compreendido. Mas, um escritor atento e que no mínimo “goste” do que faz, vai juntando tudo da historia como um quebra cabeças complexo, que precisa ser montado da melhor maneira possível, infelizmente (ou felizmente) as pessoas se encaixam de qualquer maneira, podendo formar um boneco stick-man ou uma obra de arte, tal construção exige, preparo e um certo grau de organização que obviamente demandam de tempo.

 

Mesmo ignorando, ou não concordando com, tudo o que foi dito, acho que qualquer um pode ver que existem diferentes tipos de escritas, umas mais trabalhadas e outras mais simples. Não quero entrar em discussão sobre qual é melhor e qual é pior, mas creio que seria uma verdade universal afirmar que textos mais rebuscados são mais difíceis e levam mais tempo para se redigir, MUITO mais tempo eu deveria dizer. Sendo que tem a questão de que cada pessoa é uma pessoa, muitos escrevem para si mesmos tendo os leitores como bônus, outros escrevem para terem leitores, ou para agradar as massas (insira aqui um comentário maldoso sobre Stephenie Meyer). Normalmente os que escrevem para si demoram mais para terminarem um capitulo, ou parte de sua historia, creio que exista também uma espécie de preguiça, posso estar errado em dizer que acontece com outros, mas muitas vezes eu fico sem animo para digitar simplesmente porque eu já sei a historia toda!

 

O tempo de escrita é algo complexo e com muitas variáveis. Talvez eu esteja errado, talvez eu tenha dito os motivos errados mas creio que a conclusão é certíssima: Ninguém tem o direito de criticar o outro sobre a demora de entregar um texto literário, é algo pessoal e alem disso, ficar insistindo pode acabar fazendo com que a qualidade da historia caia, porque você vai pressionar e deixar o autor louco, adiantando-se do seu ritmo normal. (embora Boss Arthur tenha todo direito de encher o saco deste que vós fala, por causa de prazos para redigir esta matéria :x ).

 

Bom, acho que é isso. Como sempre, não gostei muito da aparência final do texto como um todo (motivo pelo qual não gosto de ler o que eu escrevo), mas, quem diz se ficou bom ou não são vocês leitores (espero que tenha algum leitor por aí =_= ).

 

Qualquer duvida, pergunta, sugestão, complemento à postagem, opinião, xingamentos, ameaças de morte, pedidos de casamento e receita de bolo são bem vindos, os comentários estão ali para isso. Não se acanhem e falem alguma coisa, afinal, esse blog é dirigido para vocês.

 

Vão com deus, pois o capeta esta de férias em Bahamas

 

 

 

 

 

 

6 comentários:

Kamui Black disse...

Primeiro comentário ô/

Como as demais matérias, ficou muito boa.

Concordo com você quando não se deve apressar um autor, afinal, isto é , como você mesmo disse, um hobbie.

Sei que quando a fic é boa, as pessoas ficam anciosas para saber como continua. Por isso, (pré suponha-se que minhas fics sejam boas, espero que s meus leitores concordem ^^) sempre tento estipular um prazo, mas só o faço porque tenho a certeza de que irei conseguir cumpri-lo com tempo de sobra e com espontaniedade (tendo inclusive capítulos a frente já escritos ^^).

Apesar disso, sei que cada um tem sua maneira de escrever e entendo o deley de postagem perfeitamente, mesmo que alguns levem uns 2 meses para postar ^_^'

Luiz Fernando Teodosio disse...

Um ótimo assunto a ser discutido. O texto ficou bom apesar de uns errinhos ou outros. Mas nada que atrapalhe a nossa reflexão sobre isso.

Eu sou do tipo que escrevo para leitores depois de passar anos da minha vida escrevendo num caderno que com o tempo ficava ferrado, e depois ia para a lixeira. E apenas uma única pessoa viu o conteúdo dele: eu. No começo pode ser legal, mas chega num certo ponto, que tudo perde a graça, não encontro mais motivo pra escrever algo que já sei. Pelo menos eu acho isso, assim como o Ryuuzaki.

Eu sempre tento entregar minhas histórias no prazo certinho. Tento ser o mais pontual possível, pois sei que comparado aos outros minhas atualizações demoram um pouquinho, e até lá, o leitor pode ter esquecido metade das coisas do cap anterior. Então um intervalo moderado serve pra deixar o fluxo de informação que passo para o leitor num ritmo mais leve, fácil de memorizar.

Por mais que a pessoa me aperte para publicar mais um cap, sempre digo "assim que possível", para depois eu não ficar atrasado com as publicações por ter liberado muitos em tempos bem curtos.

E vale lembrar que como AINDA não vivemos disso, no caso dos originais, não precisamos usar 99% da nossa mente para escrever e lançar caps. Se eles não fluirem naturalmente, eles não vão sair do jeiro que deveriam ter saído. Cada um tem sua vida social e seu próprio tempo para se dedicar a este trabalho/hobby.

Ótimo post, Ryuzaki. Assim que possível, sei que verei o próximo deste blog. ^^

Anônimo disse...

Excelente post. O atraso nas postagens é uma das grandes reclamações por parte dos leitores, mas concordo com o que você disse. Não devemos pressionar o autor para postar logo, afinal, não sabemos os motivos que o fizeram demorar, como foi dito, ninguém vive de fanfics, cada um tem sua vida fora da tela do PC e isso também exige nossa atenção, claro, há aqueles que simplesmente não escrevem por preguiça ou desinteresse, mas como não podemos distinguir as razões de cada autor, o melhor é saber esperar.

Nara Aki disse...

Isso que é "tirar leite de pedras". O assunto parece banal e no entanto, é algo por que nós, escritores de fanfics passamos sempre. A minha dificuldade é que várias idéias surgem ao mesmo tempo. Tenho exatamente quatro fics diferentes e andamento, eu assumo que escrevo para os leitores e confesso que os capítulos saem mais rápido para as fics com pedidos de continuação. Quanto ao prazo procuro não demorar mais que uma semana para cada fic, porém, uma delas já está parada a mais de mês. Qual a diferença?? Bem, essa fic em especial não estou escrevendo para os leitores e exige de mim, pesquisa e demanda. Na verdade, será que sou diferente porque gosto de ser pertubada??? Ou Talvez, eu seja perturbarda O.o

Leona-EBM disse...

Eu gostei da matéria, eu só acho que você deveria impor sua opinião e não ficar muito no “achismo”, pois com isso perde a autenticidade das palavras. Creio que quem escreve para agradar leitores acaba por efetuar um trabalho mais rápido, pois os fatos narrados têm um ritmo diferenciado de quem faz um fanfiction por hobby. Quando fazemos algo para nos agradar, obviamente temos maior cuidado de atender nossos gostos e assim, se fizermos um trabalho – que atraia a opinião de outras pessoas – nós teremos leitores. Um escritor inexperiente que faz um conto baseado no gosto dos outros, tende a não captar uma linha de narração organizada, por isso pode ocorrer a demora de um capítulo para o outro, pois é algo escrito para alguém que não te paga nada, assim a inspiração e a vontade pode falhar,isso é, se a pessoa publicar em capítulos.
Parabéns pela matéria, um abraço para a equipe e um beijo especial para o seu “Boss Artur”.

Elyon Somniare disse...

Well, foi uma surpresa ver o tema desta matéria, definitivamente não o esperava e mais uma vez, gostei.
Tenho a sorte de nuna ter sido "cobrada" (e bem que eu dou motivos para que me façam isso XD), portanto não sei qual a sensação, mas imagino e não me parece nada agradável. Afinal, eu tenho vida (e por vezes demasiado movimentada -.-), preguiça, vontade de fazer outras coisas, bloqueio de escritor, amigos com quem conviver, faculdade para estudar, cursinhos para tirar, actividades para participar... E a escrita, por enquanto, ainda é nos tempos livres. Claro que tento manter um ritmo mais ou menos regular de actualizações, quando o espaço é muito também chega a abuso, até porque depois tanto o leitor como o proprio autor acabam por perder o fio da história (e para o autor em especial isso é abstante aborrecido, tendo em conta que terá de ler depois tudo o que já escreveu para continuar a escrever sem contradições e coisas de genero).
Enfim, há equilibrios para manter... E cobragens raramente resultam.

Postar um comentário

Email para contato

Alguma duvida? Sugestão?
Mande um e-mail!
contato.nyahblog@bol.com.br