Estreando


Olá, olá, escritores mundialmente conhecidos no Nyah! é Ryuuzaki que fala desta vez. Perdoem-me pelo atraso, mas devido a um infortúnio, ou quem sabe sabotagem por parte do divino, meu HD quebrou semana passada e foi meio... Chato perder todos os arquivos, para não dizer que deu um trabalho da porra. Mas deixando de lado o meu azar (ou o descaso por parte dos seres divinos que aplicaram bullying em mim) vamos ao que realmente interessa (ou não).

 

Como dificilmente existem meios de se fazer uma analise de uma historia longa com planos para ser longa, mas que acabou de começar, decidi abrir uma nova categoria. Estreando é onde iremos falar das fan-fics ou originais que foram postadas recentemente, que ainda não abrem espaço para serem avaliadas como um todo, profundamente. Portanto, o modo como irei abordar essas historias recém escritas será ligeiramente diferente das que já foram terminadas ou estão se aproximando de um inexorável fim.

 

A primeira historia que será “avaliada” aqui é Guardian, do autor run.

 

Sinopse: A Corrida Espacial toma um novo rumo quando artefatos de uma antiga civilização alienígena são encontrados em solo lunar. O "grande salto para a humanidade" tornou-se maior do que jamais alguém tenha imaginado. A tecnologia alienígena passou a ser adaptada na vida humana ao longo das décadas, proporcionando a colonização de outros planetas, viagens na velocidade da luz e o contato com espécies extraterrenas.

No início do século XXII a tripulação da Wild at Heart, formada com uma exótica combinação de membros, é encubida com a missão de impedir uma poderosa ameaça capaz de extinguir todas as vidas sentientes do Universo.

 

A sinopse de Guardian deixa claro qual será o tema abordado, será focada para a ficção cientifica, provavelmente seguindo moldes de Star Wars, Star Trek, Stargate e o jogo Halo (Referencias citadas pelo próprio autor). Minha opinião é que a sinopse cumpriu o seu papel, que neste caso foi fisgar a atenção dos fãs deste tipo de literatura (como aconteceu comigo), no entanto, pouca coisa foi dita sobre o enredo, se focando mais em um rápido panorama sobre o “salto da tecnologia”.

 

O prólogo começa com a espaçonave Dawkins (Homenagem ao escritor Richard Dawkins, segundo o próprio autor) esperando permissão para pousar no espaço-porto de Mombasa, cidade do Quênia. A nave traz um importante passageiro e Shan “Eleanor Raines” Sai-feng, uma jovem oriental que preferia estar em qualquer outro lugar, de preferência fazendo algo útil para a ciência, é incubida de receber a Sithari delmetiniana.

 

A narração de run é muito boa, descritiva o suficiente para dar uma visão do que esta acontecendo, bem como mostrando sensações, lembranças e pensamentos da personagem. Ele utiliza uma narrativa padrão (nada de roteiro de peça) e tem um bom vocabulário, não repetindo palavras desnecessariamente. Também não vi muitos problemas em relação ao português, embora eu não tenha tanta maestria com gramática, não detectei nada gritante, tampouco erros de sintaxe. Grande parte do capitulo fica na descrição do que esta acorrendo (o que é algo que me agrada) e mesmos as falas dos personagens são acompanhadas com certa narração, o que ajuda a visualizar a cena. Acho que aqueles que são mais exigentes com a escrita irão se sentir satisfeitos, enquanto os que preferem algo simples, rápido e com poucas informações ainda assim irão se entreter.


O unico "porém" que pude identificar se baseia tambem em um ponto que pode ser considerado forte. Ele tem muitas obras que usa como inspirações, não é algo ruim, acho que isso sempre enriquece  a pessoa, com conhecimentos e ideias acerca o que ele vai falar. A única coisa que não pode acontecer jamais, é se deixar levar e acabar trasformando uma historia original em algo que não é tão original assim, contudo, neste prologo, não vi nada do tipo. 

 

Guardian apresenta um estilo de historia que não é muito comum de se encontrar nos sites brasileiros de fictions (pelo menos eu não me lembro de ter visto uma com tema parecido). Recomendo para as pessoas que gostem do gênero e digo que mesmo aqueles que preferem outras temas irão encontrar lazer nesta historia. Abaixo, segue o link desta original estreante. Acho que não preciso dizer que seria legal que os leitores do blog dessem uma olhada e se possível mandassem uma review, para estimular a continuação desta boa historia.

 

http://fanfiction.nyah.com.br/historia/24686/Guardian   


Por Ryuuzaki

*Ainda tentando recuperar arquivos

7 comentários:

Anônimo disse...

Amei a análise da fic Guardian, é um gênero que curto muito (fã de Star Wars ON)e mais ainda pela maneira como é escrita (sem erros de ortografia, concordância ou o típico internetês). Agora tenho mais uma fic pra ler, hehehe ;D

run disse...

Imagine minha surpresa quando abro o email ontem e vejo não só que a hst tinha recebido reviews, como também tinha uma mensagem sua avisando da matéria hauheuahhauhe

Valeu Ryuuzaki, é um incentivo a mais para continuar com a história. FC fantástica é um estilo praticamente escasso aqui no Brasil mas isso não me desanima nem um pouco. Pretendo levar esse projeto mais longe do que os meus outros.

Valeu mesmo pela matéria/post. Cresceu um sorrisão aqui que vai demorar um pouco a sumir hauhauhuahueh

Anne L disse...

Hum... tenho a impressão de que eu vi quando essa fic foi postada (o prólogo)...
Parece interessante :D Assim que me agraciarem com tempo, vou ler.
Excelente análise. Boa sorte com seus arquivos....

o/

=***

Nara Aki disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nara Aki disse...

Hum. Todo mundo tem chance de ser ressaltado? xD Puxando a orelha de um amigo (Artur) Adorei a possibilidade de vocês incetivarem a turma e indicarem boas leituras. Beijos

Elyon Somniare disse...

Amo Star Wars (os primeiros), mas confesso que ler sobre este genero não me agrada =(. Ainda assim foi uma análise optima, é organizada, metódica e uma pessoa fica a saber bastante sobre a história.

Anônimo disse...

Olá The Rain Cloud! Acho que você está precisando de uma "injeção" de ânimo. Seu poema é lindo e pra mim fala sobre a perda de alguém . Um amor tão forte capaz de enfrentar qualquer coisa e ao mesmo tempo frágil podendo ser quebrado. É o que eu digo que o amor seja eterno enquanto dure e se um dia acabar viverá pra sempre em nossa memória como uma lembrança de que foi muito bom enquanto durou.

Coragem garota! Até vampiros se apaixonam "..love is in the air.." . Gostaria de tê-la como amiga e como minha beta. O que você acha? Deixei esse review no Nyah. Mas vou te enviar uma mensagem pelo email.

OK?

abraço

Lhia

Postar um comentário

Email para contato

Alguma duvida? Sugestão?
Mande um e-mail!
contato.nyahblog@bol.com.br