Clichê

Ok, gente. Para quem não me conhece, sou o Cyrus. O terceiro dos três (não, jura?) blogueiros-mosquiteiros do Nyah!/Blog!. E, hoje, eu estou trazendo um artigo sobre clichê.

Todo mundo sabe o que é um clichê, creio eu. Mas para quem não sabe, clichê é uma idéia que foi super utilizada e, com isso, perdeu o seu impacto original. Só para se ter uma idéia, o clichê é algo que deixa o leitor careca de saber a história.

Um clichê não chega a estragar uma história por completo, apenas a torna meio repetitiva. Por exemplo, quantas vezes não se encontra um naru X saku, naru X sasu, naru X hina por aí, ou mais uma versão para a saída do Bou da banda do An Cafe (que, por sinal, tocou hoje em Sampa)? Quer dizer, você vai ler uma história e se encontra com algo que tem um tema parecido ou igual com outra história que você já leu, há, digamos, três dias atrás?

Uma fanfic não precisa ter necessariamente os mesmo personagens de uma história fazendo as MESMAS coisas em todas as histórias que se lê. Aliás, se fizermos isso, onde vai parar o espírito criativo? Isso foge à proposta de criar uma história, quando poderíamos ter um personagem que convive com os personagens de Tite Kubo na cidade de Karakura, por exemplo, mostrando o ponto de vista dele sobre os acontecimentos que ocorrem lá. Dá para se fazer isso sem problemas, basta pensar um pouquinho (não muito, um pouco mesmo) que uma idéia surge, dando origem a histórias que tem potencial. Desenvolver uma fanfiction com outros personagens como protagonistas não deixa a mesma sem originalidade.

E, por falar em originalidade, o mesmo ocorre com as histórias originais. As histórias vão sendo criadas e vamos encontrando homens que vivem em busca de vingança, vampiros que não agüentam a luz do dia e por aí vai. É válido, sim, inventar conceitos novos (não é lá essas coisas a idéia de que vampiros brilham como diamantes à luz do sol, mas é válido). Idéias novas não matam, desde que bem explicadas para aqueles aos quais são apresentados, afinal, não tem como uma pessoa saber de um conceito novo se ele é... digamos... novo!

Por fim, o que pode diferenciar duas histórias bem escritas é a originalidade. Mas mesmo criando uma história original, não se pode esquecer de se empenhar e desenvolver bem a mesma. Afinal, uma idéia pode ser nova, mas não valerá de nada se ela não for bem apresentada.

10 comentários:

Anônimo disse...

Hum, sim, existe o clichê que vem do pensamento comum de uma cultura e também vale muito do que a pessoa gosta. Quanto a casais que postou, tem pessoas que gostam de determinados temas e casais e sempre refazem, refazem e refazem, mudando o roteiro, pois se satisfazem. O clichê ruim é sobre o roteiro, o desenvolvimento da história na "minha opinião", como o final de novelas da Globo ou pior, das novelas Mexicanas que passam no SBT que desde o primeiro capítulo já sabemos o final.
Eu gosto do clichê de tema. O que seria dos pobres mortais se tivesse apenas um conto de Naruto e Sasuke? (exemplo apenas), mas concordo que originalidade essencial, algo delicioso de se encontrar. Eu adoraria ver casais novos, que são descartados, e creio que isso se trata de gosto. As vezes você se pergunta: Por que não tem um fanfiction daquele casal? Resposta: ninguém gosta, ninguém se interessou. E por que você ainda não escreveu também? Porque também não tem interesse demasiado. Talvez ^__^
Gostei da matéria, concordo com quase tudo que está escrito. E é o que eu penso: a gente escreve sobre o que mais gosta!
Beijos e parabéns pela matéria.
LEONA-EBM '

Ryoko-chan disse...

Eu acho que o cliche não está no tema ou no casal escolhido, e sim na maneira como se trabalha.
Uma fanfic SasukexNaruto pode ser repleta de originalidade, mesmo já existindo milhares delas pelo mundo. Assim como uma versão nova da saída do Bou da banda pode ser muito emocionante e diferente de todas as demais.
O Importante é inovar no enredo, e especialmente no seu jeito de escrever.
Existem fics SasuNaru mais originais do que muita fic Original que vejo por ái....
Ótima matéria ^^

Anônimo disse...

Interessante o post sobre os clichês. Porém, clichê não se trata da pessoa escrever diversas histórias do mesmo casal ou mesmos personagens e sim o mesmo enredo em todas estas histórias. Se pessoa curte NaruxHina é óbvio que vai escrever diversos romances sobre os dois, mas isso não quer dizer que é clichê, seria, se nestas histórias sempre acontecem as mesmas coisas. Mas, claro, há suas excessões, uma história clichê pode ser excelente se o autor souber desenvolver a trama e prender o leitor. Sobre os Originais, também há os mesmos problemas. Mas rotular "clichê" como algo ruim, pelo menos para mim, não é válido.

Anne L disse...

Hum... concordo com os comentários aí em cima. Um clichê não se trata de repetir um mesmo casal nas histórias. Acho que nesse ponto o enredo é mais importante. Mas até existem alguns clichês que aparecem tanto que a gente nem percebe mais que é. Acho que tudo depende de uma análise do autor e do quanto ele se esforça para escrever e desenvolver a história.
Boa matéria.

o/

=***

Nara Aki disse...

Clichê x Originalidade.

É difícil ser original. Eu que o diga... Humm (pigarreia!)Mas isso não vem ao caso. xD

O Amor é um tema clichê? Sim, muito clichê. Mas falar de amor é complexo, não é? Podemos dizer que ainda há inúmeras maneiras de se abordar sobre isso, certo?

Então, acho que não importa se o tema é clichê, se há personagens clichês, situações clichês...
Pois, neste mundo não existe ninguém igual.

Originalidade tem muito haver com o modo como você, autor, colocará a sua opinião e visão de mundo nessa história. Beijos

Tayná Tavares disse...

Nem sabia que o nyah tinha blog. Agora sobre o assunto, acho que ainda vamos ver muito clichê por aí, hoje em dia é raro se ver alguma coisa original, e boa. Mas assim como no mundo, é difícil, mas a gente encontra, no nyah também, é só procurar.

PS: cara, como você conseguiu colocar esse fundo de folha de caderno? Eu tentei fazer a mesma coisa no meu blog, não a mesma coisa, o fundo era um quarto muito cool (que eu nunca achei a imagem), e teria uma mesa, a vista seria da pessoa sentada atrás da mesa, e na mesa uma folha/caderno aberto, e aí o caderno/folha (transparente pro povo ver o fundo), com os posts. Você conseguiu fazer uma parte disso, meu herói!!!!

Me ensina?

About us... disse...

Boa matéria [2]

Lady Myh disse...

O PROBLEMA É QUE MUITA GENTE NÃO GOSTA DE INOVAÇÃO. Falo por experiência própria isso... Qndo certas pessoas já estão muito tempo acostumadas a ler somente uma história escrita de um jeito, tendem a ver com estranheza o que é feito diferente - principalmente quando de trata de fics com vampiros.
Mas eu tento sempre ser original, nem sempre é fácil, mas o clichê não é ruim, depende de como se trabalha com ele :D
Boa matéria =D

Anônimo disse...

Clichê é ruim, se me permitem falar isso.

É mais do que cansativo ler algo que você já sabe o resultado final e ainda se sentir encorajado a comentar como se fosse a primeira vez que viu na vida.

Assim como existem ene shippers normais ou anormais por opiniões diferentes o enredo não passa de uma repetição de tudo que você tenha assitido. Boas histórias, em minha opinião, são as que felizmente você não sabe o que vai acontecer nas próximas 3 linhas. Algumas você pode ler a sinopse. Ler o começo. Prever a metade-para o fim e no máximo errar quem vai morrer.

Enfim, tenho um amor pela inovação até que ela também se torna um clichê. E logo mais, haverá evolução e dessa evolução mais inovação.

Um ciclo infinto até que tudo se torne clichê ou que a inovação vá a chegar em seu limite.

Eu prefiro não apostar em nenhuma dessas, pelo menos agora.

Khaleel

Elyon Somniare disse...

Bem, para começar, parabens pelo tema escolhido, é excelente.
Em segundo lugar, concordo com muita gente aí acima. O cliché não está nos temas, nas personagens ou mesmo nas caracteristicas, o cliché está no modo como a história é desenvolvida. Imaginemos um desafio: Trio amoroso, um dos maiores cliches em histórias romanticas. É o autor suficientemente original para pegar neste cliché e dar-lhe a volta de um modo que o leitor não o espera? Acredito que sim, uns com mais facilidade que outros, mas criatividade tanto pdoe nascer com uma pessoa como pode ser desenvolvida. E eis que uma situação que tem tudo para ser cliché, acaba por se tornar num surpreendente enredo não esperado.

Postar um comentário

Email para contato

Alguma duvida? Sugestão?
Mande um e-mail!
contato.nyahblog@bol.com.br