Sobre originais

Olá Nyahzeiros e qualquer outro peregrino que porventura passe pelo blog. Eu sou o Ryuuzaki e esse é minha primeira postagem em separado dos meus colegas. Minha experiência com blogs beira a zero então, espero que não queiram me matar se este texto não ficar como gostariam, mas, como disse na apresentação, pretendo me esforçar para escrever algo digno (embora esse texto não tenha sido do meu agrado)!

Sem mais delongas, vou logo começar o que realmente importa nesses escritos.

Resolvi falar algo sobre a organização do Nyah! Neste primeiro post, afinal, não adianta termos milhares de historias, bem escritas ou não, se tudo estiver uma bagunça e não pudermos nem mesmo se situar no ambiente, não é mesmo?

Pois bem, de todas as categorias do site, a que gera mais duvidas é a “originais”, mas afinal, o que diabos é uma original?

De acordo com os conceitos do Nyah!, uma historia original seria aquela que não deriva de nenhuma outra obra, sendo essa obra uma animação, um livro, um seriado, qualquer coisa. È como se a seção fosse um lugar para obras com chance de serem publicadas sem ferirem nenhum tipo de direito autoral, portanto, não existe isso de Original/Bleach/algum anime. Para de fato poder ser classificada no grupo, a ficttion deve ter um desligamento total com qualquer outra serie. (e não fan-ficttion).

Já vi muitas pessoas comentando: Mas minha a historia tem personagens meus e também de tal anime. Mas só tem um personagem que não é meu. Tem coisa que eu inventei, por isso é original. Esses argumentos de fato parecem ter algum valor, quando se esta decidindo a categoria(s) de uma história, porem, temos que ser coerentes, se toda historia que tivesse algo inventado pelo autor fosse considerada original então, praticamente não existiriam fan-fics! Todas as historias seriam originais, pois sempre tem algo que o fan-writter criou.

É claro que não é só ter um nome conhecido em uma historia para torná-la uma “não original”. Você pode sim, citar qualquer obra que você queira, mas no entanto, deve se fazer utilizando o alvo como uma “marca”. Por exemplo. É possível citar o personagem Harry Potter, mas, para ser uma original, deve citá-lo como personagem de um livro, e não como alguém pertencente ao “mundo” onde se passa a historia que esta sendo escrita, do contrario, seria uma fan-fic de Harry Potter se passando em um universo alternativo.

Finalizando. Alguém deve se perguntar, mas afinal, por que não deixar em duas categorias, isso não atrairia mais leitores? Sim, chamaria mais atenção, no entanto, é justo com quem resolveu criar toda uma ambientação só sua para postar exclusivamente na seção de originais?

 Por Ryuuzaki

10 comentários:

Anne L disse...

Bom, é um blog... não acho que tenha como postar algo "errado".
Ahh, eu já tive dúvidas sobre esse assunto um tempo atrás u.ú
De fato não é justo com quem cria os personagens e tudo o mais.
Post interessante :B

Anônimo disse...

Amei o post. Algo que realmente precisava ser dito! É impressionante o número de fanfics que possuem categoria própria sendo colocados como "Originais". Fico muito irritada com essa situação, é extremamento injusto com quem se esforça em escrever um trabalho totalmente seu. As pessoas deviam buscar se informar mais sobre tudo que envolve as fanfics, e não, sair por aí escrevendo qualquer coisa e postando do jeito que achar melhor...

Luiz Gustavo disse...

Já foi feito um tópico na comunidade a respeito disso, não é mesmo? Lembro-me de um comentário da Aluada de que, apesar de muitos classificarem as fics de modo errôneo, as vezes o fazem por falta de informação... Pelo menos agora não falta mais.

Kamui Black disse...

Lembro me de outro dia estar procurando uma fic original para ler, quando cliquei em pesquisar apareceu uma panela de coisas tipo: original, naruto; original, harry potter; original, sei lá mais o que.
Isso é complicado, concordo quando você diz que algo original tem que ser apenas original. A partir do momento em que você utiliza-se de um personagem criado por outra pessoa, a fic deixa de ser original.

Lady Myh disse...

Bom, eu concordo, mas algumas vezes as pessoas ficam sem saber onde postar. Tipo, uma história não uma original pq tem personagens de um outro autor, mas tbm não é uma fanfiction pq, vamos supor, só pega UM personagem de tal obra e mesmo assim usa num outro contexto... E as pessoas ficam sem saber em qual categoria postar. Alguns sites tem a categoria "Geral", ou "General", será q essa seria a solução? Até pq eu já vi histórias de originais que nem são originais nem fanfictions.... E o autor dessas "fics de fics" postarão aonde?
Acho que só adicionar a categoria "Geral" poderia resolver um pedaço do problema. O que eu não sei é se isso é possível e se REALMENTE ia servir pra alguma coisa....

Nara Aki disse...

Acho que o complicado é ter um gênero original dentro de um site de fanfic. Afinal, entende-se por fanfic, "fics escritas relacionadas a qualquer coisa já escrita". Mas... Porém... Contudo... Todavia, eu adoro esse gênero. Pois apesar de ter começado com HP tenho muitas histórias advindas de minha própria mente. Então, eu sinceramente agradeço por existir este gênero porque teria dificuldades em postar só histórias acerca de HP entre outros. Quanto as dúvidas de postagem, receio que o escritor tem que ter o bom senso de ler e verificar o que tange em cada gênero. Eita! Falei difícil.

Anônimo disse...

Entendo o que Lady myh Lee quis dizer sobre historias que usam apenas um personagem e nada mais. No entanto, de acordo com as classificações do site, mesmo elas não seriam originais, e sim nomedaobra/Universo alternativo.

Sendo que, escrevendo tudo criado por você mesmo, a não ser um detalhe, como um personagem de outra obra, é muito amis facil apenas BASEAR-SE em tal personagem, e não usa-lo por completo.

Unknown disse...

Gostei muito do post...

Realmente, há muitas ''originais'' do tipo original/harry potter ou de qualquer outro. Isso, definitivamente, ''polui'' o site, gerando uma certa bagunça.

Elyon Somniare disse...

Não acho que haja "regras" sobre os textos que se publicam em blogs =D, e não ficou tão mal como disseste, até gostei. Sinceramente nunca me tinha passado pela cabeça que havia essa confusão, normalmente quando ando à procura de fictions sei exactamente o que quero e por isso nem registo quando alguém msitura Original com alguma coisa extra. E para mim a distinção sempre foi muito clara, seja por acaso ou não, eu ou escrevo fanfictions, ou histórias totalmente Originais, nunca estive numa situação que considerasse de "mistela" e a diferença entre Originais e Fanfictions sempre me pareceu muito lógica.
O ponto de "mas só tem uma personagem que não é minha" não me havia ocorrido, e realmente isso poderia gerar confusão, mas na minha opinião a questão será o modo como essa única personagem não original é tratada e desenvolvida na história. É a personagem principal? Aparece fugasmente? Algo no meio nisso? Personalidade e história iguais ou com um ou outro totalmente diferentes?

Anônimo disse...

porra nyah !
toda vez q eu entro no site sempre da site em reforma!
poxa e toda hisroria q eu leio nao tem finalpor q o site estafechado

Postar um comentário

Email para contato

Alguma duvida? Sugestão?
Mande um e-mail!
contato.nyahblog@bol.com.br