A Primeira vez !


Ok gente, primeiro post e como todos sabem, a primeira vez é inesquecível. Para quem sabe a proposta do blog sabe a que viemos, então vamos ao que interessa.

Aqueles que gostam de ler Fan-Fictions com certeza já se depararam com algumas “monstruosidades” (no sentido de ruim mesmo) literais. Imaginamos que, foi esse tipo de situação que levou a Srtª Lady Myh Lee a escrever a “Academia Brasileira de Fan-Fictions”.

Devemos falar que a Academia Brasileira de Fan-fictions, projeto de Lady Myh Lee, não é exatamente uma fan-fic e tampouco uma original. Seria algo como uma enciclopédia com termos e tópicos úteis a escritores novatos no “mundo” das fictions. Talvez seu conteúdo não seja de todo utilizado por escritores um pouco mais experientes, mas, certamente são de grande ajuda aos mais novatos, sendo assim uma ótima iniciativa de sua autora.

Em capítulos curtos, mas bem instrutivos, ela consegue dar dicas e direção aos escritores mais novos. O Módulo 1 é muito bom para aqueles escritores que não conseguem estruturar seus textos. Com um pouco de atenção você pode ter uma leve idéia de como organizar sua historia e produzir um bom texto. Este módulo foca basicamente na estrutura do enredo, falando sobre diferentes tipos e tempos de narrativa, dando dicas e sugestões, bem como bons exemplos.

Algo que fica em evidencia nesse trabalho é uma eterna fuga dos clichês, mesmo que isso seja paradoxal. Lady Myh a todo instante tenta criar novas saídas para problemas clássicos.
Recomenda procurar ganchos e aberturas nas historias para poder dar vida a novos vilões, em vez de apenas ressuscitar velhos conhecidos ou acrescentar um “Jr” no fim do nome e dar continuação a trama.

O segundo módulo se atém aos personagens, ela tenta mostrar caminhos e diferenças entre suas criaturas. Nesse ponto há de se sublinhar uma certa ingenuidade da autora. Em alguns pontos restringe seus futuros escritores a um pensamento simplista de eterna luta de bem contra o mal.

A mais heterogênea entre as partes é a terceira, que dá uns toques em como titular uma historia, fala sobre os difamados clichês e um pouco de como evitá-los, ou mais importante, conviver com eles e como não idealizar demasiadamente a aparência de um personagem.

O quarto e até agora ultimo módulo é uma tentativa de explicar aqueles menos familiarizados os gêneros mais freqüentes no Nyah. Tem seu ápice no capitulo 35 quando fala de Songfic, consegue ser simples e esclarecedora. Acerta na mosca ao dizer que geralmente são Dramas/Oneshots, pois nada mais natural que uma musica ter grande carga sentimental. Mas acaba escorregando um pouco quando fala de Crossover, acaba se enrolando em alguns momentos.

Com tantos tópicos citados, não ter algo que interesse um possível leitor é difícil.
A enciclopédia é realmente um grande trabalho, a nível amador, realizado por Lady Myh Lee. Mesmo obviamente não sendo “especialista” em tudo o que explicou, se esforçou para deixar o seu projeto com um nível de desenvolvimento bom. Se comprometendo a ponto de explicar mais de 30 capítulos sobre noções comumente utilizadas na esfera fic-writter. Recomendamos a todos aqueles novatos que desejam se aventurar no mundo dos “fanfiqueiros” e pedimos para que os que já se consideram experientes prestigiem o trabalho da autora, que certamente se esforçou nesta obra.




15 comentários:

Anônimo disse...

Ain gente, primeiramente, muito obrigada por comentarem sobre minha fic logo de primeira. Reconheço que escorreguei em alguns capítulos (principalmente pq alguns tipos de fics, principalmente, são meio q inéditos pra mim, e eu tive que pesquisar um pouco e vcs sabem como é internet... Nos prega peças de vez em quando)
Mas o q importa é q qndo a gente se esforça, consegue pelo menos um resultado mediano :D
E parabéns pela idéia (ops, ideia é sem acento u.u) do blog.... Se precisarem de qualquer coisa, já sabem onde me encontrar =)
Bjs ;**

Anônimo disse...

Impressionante a análise. Muito bem feita, admito. Se todos os posts forem como esse, então vai ser ótimo.

Nunca parei pra ler essa fic, mas já tombei com ela várias e várias vezes, mas a preguiça não deixa.. muito menos o tempo;

Anônimo disse...

Lady Lee é mara!

Unknown disse...

Parabéns!! Ficou ótima a análise... Espero que continuem postando, porque podem ter certeza que eu vou acompanhar... E se vocês coninuarem a fazer artigos tão bons como este esse blog com certeza vai crescer... E muito!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O 1º post está excelente! Amei a análise da fanfic "Academia Brasileira de Fan-Fictions" é uma de minhas fics favoritas, e realmente, um manual completo sobre o universo do ficwriter. Na minha opinião, tanto os novatos quanto os veteranos devem lê-la, afinal, sempre temos algo para aprender ;D Parabéns a Lady Myh Lee, excelente escritora \o/

Luiz Fernando Teodosio disse...

Hehe, eu já li um bom pedaço dessa fic onde alguns trechos me interessaram. Na verdade, isso é mais um tutorial para escritores de fics. Pra primeiro post uma boa escolha.

Jacqueline disse...

Nossa! Só podia ser da Lady mesmo! ^^

Eu li do começo ao fim e confesso que aprendi muito (e continuo aprendendo bastante) com ela!

Parabéns pela análise e ótima escolha!

Anônimo disse...

Eu já li parte desse manual e ele me agrada muito. E a análise foi fantástica. Espero que continuem assim (ou melhorem mais ainda). ^^

Anônimo disse...

Ótima análise.
Infelizmente eu nunca tive tempo para parar para ler, mas já é bom saber que alguém tomou a iniciativa de fazer algo como o que a Lady fez.

Bom post :BB

o/

=***

Anônimo disse...

Uma vez li uma fic intitulada "como ser um escritor medíocre", acho que segue o modelo desta, só que com um toque mais cômico.
Uma análise realmente bem construída, parabéns.
Admito que não lerei a fanfic, por fata de tempo. Mas a análise fez-me ficar com vontade de algum dia lê-la...

Beijos,
Luna Polachini

Anônimo disse...

Oi,
Eu já li esse manual no Nyah!!
Ficou perfeito,muito bom.
Também gostei muito da cara do blog.

Parabéns!!

Depois passa no meu.

Xau ^^

Anônimo disse...

Hey! Adorei a ideia do Blog sobre o Nyah... Até porque, lá tem muito assunto e coisas bizarras que mereciam um cantinho para serem comentadas.

XD

Esta fic da Lady é um ícone no site para mim. Foi uma das primeiras que eu esbarrei e desocbri umas coisas muito úteis nela.

Parabéns aos mosqueteiros pelo Blog! ^^

Kamui Black disse...

Esta foi uma das primeiras fics que li assim que entrei para o Nyah!
Já tinha feito algumas fics antes, mas ela me ajudou de mais e me fez perceber como eu escrevia mal.
Recomendo que todos, até os mais expereintes, leiam, afinal, conhecimento nunca é de mais.

Elyon Somniare disse...

Sabendo quais os meus pontos fracos, fui directamente aos capitulos que lhes diziam respeito, foram-me muito uteis e para minha sorte aqueles em que ela não "deslizou". Afinal, tal como a propria autora disse, ela não é expert em todo o tipo de fictions e acho que o facto de não as ter descartado e ter pesquisado sobre aquilo que sabia menos, basicamente retirando trabalho aos outros autores que tambem estão interessados em saber sobre aquilo, já é bem de louvor.
Parabens pela análise! Ficou optima!

Postar um comentário

Email para contato

Alguma duvida? Sugestão?
Mande um e-mail!
contato.nyahblog@bol.com.br